Dia desses estava indo para casa de um amigo, quando três homens trajando ternos (muito cafonas, diga-se de passagem) me abordaram. Em primeiro momento pensei que era um assalto, mas na verdade, foi uma frustrada tentativa de me levar para a luz. Os três quiseram me converter ao cristianismo.

Geralmente sou ríspido nesse tipo de situação. Se tem uma coisa que eu detesto, além de ternos cafonas, é falta de respeito. Ora, não vivemos numa nação onde nos é garantida a liberdade de consciência? Então, eu gostaria que esse meu direito fosse respeitado por esse tipo de gente.
Fui educado, meu dia estava muito lindo para ser destruído por um bate-boca que não daria em nada. Ele me entregou um panfleto e desejou que Deus me acompanhasse. Aceitei o papel e disse que Deus poderia ficar com ele, não gosto de ser acompanhado por quem não gosta de mim.
Por curiosidade, e vontade de conhecer o inimigo, li o conteúdo do panfleto. A única reação que tive foi nojo. Não me enojo do fato de cada um ter sua fé, que isso fique claro. Respeito o direito universal que cada indivíduo tem de viver e manifestar sua ideologia, desde que, seja respeitado o direito de outro fazer o mesmo.
O panfleto falava de uma tal luta pela moralização do mundo, resgate de alguns irmãos perdidos no ateísmo e no homossexualismo. Até aí, tudo bem. Afinal, se tratava de conteúdo escrito e distribuído por uma seita evangélica. O que mais me causou asco, na verdade, é o egoísmo pregado nas entrelinhas ou abertamente.
Egoísmo? Sim, e bem grande. O mesmo egoísmo que colocou a nossa sobrevivência neste planeta em perigo, que faz milhares de pessoas perderem a vida diariamente e dita regras sociais absurdas. A luta do individualismo, a busca pelo perdão divino e eternidade no paraíso.
Falam tanto de amor. Amor pra cá, amor pra lá. Mas, e na prática? Existe, para eles, algum amor que não seja baseado no ódio? Porque, pelo que eu interpretei, o amor que eles tanto vangloriam não é nada mais que ódio disfarçado. Ódio por quem não aceita viver nas mesmas condições que eles pregam, que não acreditam na existência de um ser superior vezes tão inferior como qualquer outro mero mortal.
Amor, pelo que a vida me ensinou, está centrado na tolerância. Tolerar é tão impossível assim? É tão difícil, meus caros egoístas, respeitar o espaço alheio? Custa tanto ver que a sociedade é formada por pessoas plurais, das mais diferentes experiências? Amar é compreender, respeitar e dividir; o verbo amar está muito longe de meramente orar e derramar lágrimas sobre o passado que não mais voltará.
Me parece tão cínico achar que a salvação é somente se purificar, e tentar fazer o mesmo com outros. Apenas isso, transformar as pessoas numa massa igual e doadora de dízimos. Não consigo imaginar um mundo onde todos os homens vistam ternos cafonas e só se escute berros de aleluia. Meu intelecto não permite conceber um mundo sem liberdade de pensamento, sem pluralidade cultural e sexual.
André Pacheco cursa Jornalismo e trabalha como webdesigner, adora cultura pop, novidades e leitura. Viciado no Twitter, gosta de música e também escreve no “Eu Quero Saber”.
Eduardo Nascimento estuda Jornalismo. Gosta de cinema e música em excesso, porém é um pseudo-escritor-frustrado. Acredita em signos, já que só se fode por ser geminiano. Vez ou outra bate cartão no Twitter e no seu blog “Chelsea Boulevard”.
Fabiana Lovati é estudande de Publicidade e trabalha com mídias sociais. Viciada em internet, música, cultura pop, assuntos aleatórios e pizza. Também bomba no Twitter e escreve no blog “Achei Tendência”.
Luccas Belfort considera o Twitter amigo do peito. Estuda Design Digital, mas insiste em querer ser alguém na blogosfera. Sua vida se resume a Britney Spears, década de 90 e cerveja.
raquel
em 20/7/2008 às 13:07 1entrei aqui pelo blog do wallace e, gente, mandaste mto bem nesse post!
os caras acham que estão fazendo a coisa certa, buscando mais fiéis pra conhecer sua ideologia… mas fica a pergunta: que ideologia é essa?
é um querendo provar pro outro que conhece a verdade absoluta, quando eu acho que ninguém realmente pode o fazer… como podemos opinar sobre aquilo que está alem da nossa insignificante existência?
um abraço!
Tânia B.
em 21/7/2008 às 00:29 2Individualidade é uma coisa tão recente na nossa cultura que eu até compreendo a dificuldade de muitas pessoas em aceitá-la, assim como é difícil para elas aceitar aquilo que é diferente do que elas conhecem, como por exemplo o homossexualismo e o ateísmo, citados no panfleto. Afinal, o preconceito nasce daí, da falta de conhecimento sobre o que é diferente. Respeito a crença dos outros, mesmo que os outros nem sempre respeitem a minha, mas essa certeza de que se é o detentor da verdade me incomoda e me irrita demais.
Ótimo post =)
Wallace
em 23/7/2008 às 13:59 3esse panfletos são de testemunhas de jeová, né? sei qual é, um saco…
perla maria simões
em 8/3/2009 às 22:57 4“AS TREVAS NÃO PREVALECEM CONTRA A LUZ”.ELE PODE E VAI TE FAZER SABER ISSO,CEDO OU TARDE.ENQUANTO ISSO,PROCURA APROFUNDAR-SE NO SIGNIFICADO DA PALAVRA RESPEITO.
André Pacheco
em 9/3/2009 às 12:27 5@Perla. Devo me aprofundar onde? No significado da palavra respeito? Já sei o que esta palavra significa há tempos…
Você poderia era parar de aprofundar seu dedo na tecla Caps Lock ao digitar qualquer comentário em algum blog.
;)
Estamos entendidos?
Daniel
em 15/3/2009 às 15:16 6Entendo tua forma de pensar cada um escreve o que acha, mas eu escrevo o que testemunho. Muitas pessoas alcançaram milagres reconhecidos pela própria medicina citarei só um: Uma menina de 12 foi curada de 7 tumores na cabeça, você acredita? É, mas os médicos tiveram que acreditar, tem exames comprovando não só este mas muitos outros milagres. Deus é um ser supremo queira você ou não crer nisso, há e quero dizer que eu não sou uma pessoa sem cultura e de baixo nivel escolar como muitos acreditam ser “estes crentes” , hoje esta grande massa é composta por professores universitarios, médicos, empresários, advogados e muitos outros, além é claro daqueles três homens trajando ternos (muito cafonas, diga-se de passagem) que te abordaram. Um grande abraço!
André Pacheco
em 15/3/2009 às 17:14 7@Daniel, meu caro. É isso que eu não entendo. Por que essa menina de 12 anos teve um milagre e tantos outros não têm? Esse Deus que você diz ser benevolente e justo, pra mim não passa de um louco.
Ele salva a vida de quem ele quer, na hora que ele quer e da maneira que ele quer. Pra mim ele precisa de um psiquiatra.
E claro, todos nós sabemos que a ciência não é muito evoluída em vários níveis. Por quê? Ora, porque o conhecimento humano é limitado – isso é inegável – e também porque uma monte de professores universitários, advogados e etc. que se limitam ao cristianismo não permitem que a ciência evolua mais.
Passar bem!
Daniel
em 4/4/2009 às 08:59 8Você revela ter grandes conflitos internos, possivelmente uma infancia muito conturbada. Quem sabe recebeu mais mimo do que amor ou não recebeu nenhum dos dois. Você revela ser uma pessoa doente na alma, e o meu conselho é que você se trate com um psicologo, pois acredito que não deve ser fácil viver uma vida tão amargurada. E não mande eu passar bem se você não conhece o verdadeiro significado da palavra.
Passar bem!
André Pacheco
em 4/4/2009 às 14:16 9@Daniel, a gente podia fazer terapia em grupo. O que acha?
Passar mal!
Romário
em 4/4/2009 às 15:19 10Este tal de Danil como um bom crente é um mentiroso de mão cheia, quero ver ele provar que esse milagre aconteceu.
Mostre os laudos médicos ou um artigo numa revista cientifíca que esse milagre aconteceu!!!
Os crentes fundamentalistas adorom viver de milagres falsos que na verdade são frutos de pastores picaretas pagos para manipular o povo gado.
Daniel pare de ler a giBiblía e vá estudar pq acreditar nesses teatros que essas igrejas neopetencostais vazem está deixando vc cego para o mundo.
Elisa
em 4/4/2009 às 15:48 11Ê laia! Vou começar pelo seu texto e, depois, vou aos comentários. Concordo completamente com você quando descreve o ódio disfarçado de amor. Para mim, é inconcebível que alguém que prega a igualdade dos homens perante Deus, também condene um semelhante por pensar e agir de forma diferente da dele.
Sobre os comentários, eu tenho uma visão particular. Não acredito que a crença sempre atrapalhe o desenvolvimento da ciência. Ao contrário, acho que é justamente essa busca por significado que faz o mundo evoluir. Não fui clara? Exemplifico. Uma criança acreditar em papai noel é completamente saudável. Faz a vida parecer mais bonita, divertida e mágica. Aquela crença faz bem para ela.
Contudo, chega um momento em que a criança já tem conhecimento o suficiente para compreender que a existência de um velhinho vestido de vermelho que entrega presentes num trenó voador não é possível.
Como a criança, existem muitas coisas na nossa vida que não conseguimos explicar ou compreender. E não acho que exista nenhum mal em buscar uma explicação mística para esses fenômenos. Isso dá significado para a nossa vida, faz os dias parecerem menos mórbidos e traz uma sensação de que a nossa existência não é completamente inútil e que somos especiais. Falo isso porque eu não tenho religião, mas estou sempre buscando significados racionalmente absurdos para tudo que acontece ao meu redor. E acho isso legal. É sempre bom manter um pouco de magia na vida.
O problema todo é quando as nossas crenças permanecem mesmo depois que já temos CONHECIMENTO para perceber que aquilo não é possível. Como, por exemplo, certas religiões que não acreditam em dinossauros porque vai contra a história de Adão e Eva. Nesse caso, a crença deixa de ser saudável e passa a ser cegueira.
Na história da menininha que o Daniel contou, sem sombra de dúvida, esse milagre não só devolveu a vida para ela, mas também uma sensação de ser especial e uma vontade de fazer algo especial a respeito disso. Eu não acredito em um ser superior que rege as nossas vidas, mas acredito nos milagres. Acredito também que eles não acontecem só a algumas pessoas, mas para qualquer um que esteja disposto a enxergá-lo. Em qualquer coisa!
Sou contra qualquer tipo de extremismo. Ninguém evolui na completa racionalidade, assim como ninguém evolui na cegueira da crença. Temos que sempre buscar o melhor de nós: na compreensão do outro, na busca de significados. Faz parte do ser humano ter dúvidas. (Ser verbo e não ser substantivo).
Não tem porque negar isso e querer que todas as suas dúvidas tenham respostas (seja na religião ou na ciência). Aceite seus questionamentos e crie as suas próprias respostas (mesmo que elas só façam sentido para você).
Daniel
em 7/4/2009 às 10:16 12Romario, eu consigo laudos de muitas curas não só este da menina curada de 7 tumores na cabeça, como de outras curas. Poderia fornecer endereços destas pessoas ou até publicar estes laudos na internet, são pessoas que eu tenho contato diariamente. Mas eu te pergunto: Que diferença isto faria pra você? Você iria acreditar? E só você mesmo para acreditar que uma revista cientifica publicaria um milagre destes, você é quem esta cego para o mundo.
Daniel
em 7/4/2009 às 10:44 13Elisa gostei do seu comentário e concordo em algumas coisas com você e para isso gostaria de deixar bem clara alguns pontos: Noto que quando as pessoas se referem aos evangélicos demonstram acreditar que todos tem uma forma igual de pensar o que não é verdade. Eu e os verdadeiros cristãos que estudam as Sagradas Escrituras nao concordamos com algumas coisas que existem em algumas denominações evangelicas, por exemplo: Discriminação de homosexuais, prostitutas, alcolatras, bandidos, etc. Deus diz que não devemos fazer acpção de pessoas mas Ele revela que estas práticas são todas condenadas por Ele na bíblia (leia 1Co. 6.9,10), mas isso não quer dizer que Deus não os ama. Uma frase que resume bem o que eu estou querendo dizer é: “Deus ama o pecador mas odeia o pecado”. Não gosto do jeito que foi colocado por vocês de “ódio disfarçado de amor”. Outro ponto que concordo é que a crença não atrapalha a ciência, pois os próprios médicos quando vêem que o caso é perdido para a medicina, encaminham a pessoa a procura de uma igreja e muitos são curados. E para finalizar a questão dos dinosauros eu acredito que eles existiram poisa arqueologia comprova isso, só que sua existência foi antes da criação do homem. Discordo o fato de você não acreditar em um ser superior e acreditar nos milagres, gostaria de lhe pedir para ler os 4 evangelhos. Um grande abraço!
André Pacheco
em 7/4/2009 às 12:17 14@Daniel, meu querido, como pode ter lógica você dizer que Deus me ama e odeia o que eu faço?
Se Deus condena aquilo que eu faço e eu sou, não preciso que ele tenha dó de mim e me dê uma mixaria de amor só pra fazer média.
André Pacheco
em 7/4/2009 às 12:20 15@Daniel, eu quero todos esses laudos. Sim, faz diferença eu ver estes laudos. Sabe por quê? Pois sei que são ladainhas suas pra tentar parecer que sua fé é superior a dos outros.
Roberta
em 9/9/2009 às 11:07 16Quanto generalismo.
Bem, quanto ao que foi dito sobre “Deus ama o pecador mas odeia o pecado”.
Acho que todos foram criados por seus pais ou outros responsáveis.Pois bem, esse pessoas nos amam do jeito que somos, mesmo quando os desreispeitamos ou fazemos algo que contraria a opnião deles, e nem por isso eles não nos deixa de amar. Ae quando desobedecemos a eles e quebram a cara,os filhos lembram logo de quem?Dos pais,pois sabem que apesar do que fizeram seus pais ou outro responsável, vai esta para auxiliar,ajudar essas coisas.
Tenho certeza que quem nos ama nem sempre concorda conosco, mas mesmo assim não nos deixa de amar.
André Pacheco
em 11/9/2009 às 22:38 17@Roberta
Seu comentário é digno de: “Oi? E daí?”
Totalmente desnecessário.
;)
Roberta
em 12/9/2009 às 11:49 18Parece que você não entendeu o sentindo do que falei.
Me diz então o que vc entendeu?
:D
André Pacheco
em 12/9/2009 às 19:42 19@Roberta
Perdão, eu interpretei totalmente errado o seu comentário. Totalmente mesmo.
Totalmente desnecessário foi o meu.
Roberta
em 14/9/2009 às 12:41 20Vixiiii
pensei que iria levar 5 pedradas,uns tiros de canhões!!!
ahsuahsuahus_brincadeira
=)
SANDRA
em 19/9/2009 às 02:35 21Olá, André! Só queria comentar que embora haja muitas diferenças entre as muitas denominações cristãs, reconheço o valor do esforço desse irmãos que procuraram te falar sobre o amor de Deus por você. Veja, você disse respeitar a fé de cada um, então, entenda que , falar às pessoas (todas) sobre Jesus e o plano da Salvação para a Humanidade, é uma ordem do prório Cristo para cada cristão. Não se trata de desrespeitar a postura dos outros mas, de apresentar aquela em que se crê. Para quem experimentou a alegria de um encontro real e transformador com Cristo, é irresistível também o desejo de dividir com outros esta alegria e desejar que todos também a experimentem. Este é um exercício real de amor ao próximo. Nenhum cristão pode pretender converter ninguém, pois isso só o próprio Deus pode fazer mas, cabe a cada cristão falar com todos sobre a nova vida que Jesus pode proporcionar a quem quiser recebê-lo em seu coração como Senhor e Salvador. Concordo que nem todos os irmãos estão habilitados a falar da melhor maneira mas, peço a você um outro exercício de amor ao próximo. Compreender que embora lhe pareça um incômodo, essas pessoas que não te conhecem nem têm qualquer laço de estima com você, estão lutando contra a vergonha, a timidez, a zombaria e muitas outras coisas que fariam qualquer um desistir desse trabalho e isso, só por crerem sinceramente que há uma chance de você participar da vida eterna com Cristo, de terno ou não.
Quanto aos ternos, não são um padrão obrigatório. Deve-se vestir-se apenas decentemente mas, os irmãos procuram se apresentar o melhor que podem para fazer a obra de Deus. Pense sobre isso, o que você considera cafonisse pode ser apenas falta de grana.
Não pense que tento te agredir. De maneira alguma. Só penso que é uma forma muito unilateral de olhar o esforço dessas pessoas que você apenas não compreende bem. A Bíblia não é só um livro, o fundamentalismo não é “privilégio” dos cristãos, …Talvez, você pudesse pensar nos cristãos que te abordam como pessoas que tentam te fazer bem e não te obrigar a nada. Que o Espírito Santo de Deus te leve a compreender um dia que há uma bela razão para alguém te falar de Jesus. E é claro que você e todas as pessoas são livres para escolher em quê crer e até não crer. Mas, não acha que é mais justo para você escolher tendo diante de você todas as opções?
Fique em paz.
Abraço,
Sandra.
André Pacheco
em 19/9/2009 às 11:02 22@Sandra
Justamente por respeitar a fé de cada um, eu acho ridículo “falar às pessoas (todas) sobre Jesus e o plano da Salvação para a Humanidade”.
Se é assim, de apresentar o que se crê pelos quatro cantos, um assassino em série poderia facilmente fazer o mesmo. Dizer o quanto seria lindo assassinar as pessoas.
Quando falei dos ternos, foi uma metáfora.
;)
E sobre as escolhas, eu fiz a minha. Escolhi a ciência, a consciência individual e a razão.
E por favor, não volte a comentar essas porcarias no meu blog.